Beleza com Adriana Caiate

IMG_1496Adriana Marisa Cristóvão de Barros Caiate de 32 anos de idade. Mãe de duas meninas.
É formada em Gestão & Administração Publica
Trabalha na Jovibar, na área de Recursos Humanos na gestão diária da empresa.

No dia 09 de Setembro do ano passado enviei uma mensagem para Adriana a fazer um convite para uma conversa informal sobre beleza e uma seção fotográfica e, na hora ela aceitou o meu convite.
Uma semana depois da nossa primeira conversa por telefone nos encontramos em casa dos seus pais para a nossa conversa.
O meu relacionamento com a Adriana vem de longe. Nós nos conhecemos em 1999 na Africa do Sul, na Cidade do Cabo. Éramos estudantes na época as duas tínhamos acabado de chegar e fomos aprender inglês na mesma escola (No Link College em Rondebosch) e mais tarde fizemos português juntas em preparação para o Matric.

Ao longos destes mais de 15 anos, nos afastamos um pouco, mas graças as redes sociais que hoje nos permitem não perder os amigos de vista voltamos a nos reencontrar.
Cheguei a casa dos pais da Adriana, no final da manhã para a nossa conversa e como sempre desde que nos conhecemos ela me deixou completamente a vontade.

Fui recebida pela Adriana que foi ter comigo no portão da casa e me deixou entrar de uma maneira doce e gentil, características que ela sempre teve e que eu sempre admirei desde que a conheci.

IMG_1458

IMG_7962

IMG_1589

Ficamos pela sala mesmo para respeitar a privacidade dela e dos seus pais.
A sala dos seus pais da Adriana com os seus tons fortes: desde os castanhos da madeira, o laranja terra e metalizados das almofadas e alguns pontos dourados. Em fim, uma casa realmente encantadora e naquela dia estava bem de acordo com o look  visual da nossa anfitriã.

Começamos como não podia deixar de ser por pôr a conversa em dia, falamos dos afazeres do dia-a-dia. Falamos de como ela teve que deixar o seu trabalho no escritório por alguns instantes para encaixar a nossa conversa, falamos das dores de cabeça de viver na Cidade de Luanda e de como as duas ainda teríamos que sair dali e ir directo para outros compromissos de trabalho.
Desde o início a Adriana foi rápida em dizer que não usava muitas coisas. Colocamos os produtos na mesa de jantar e, a medida que eu ia arranjando as coisas para fotografar, falamos sobre as dificuldades que temos muitas vezes, de encontrar os produtos que queremos e gostaríamos no nosso país.

De imediato percebi que se tratava de uma mulher selectiva, que gosta de simplicidade, que gosta de usar produtos naturais e valoriza aquilo que tem (Exemplo disso é o tônico que ela mesma prepara com vinagre de maçã, o facto de usar o cabelo natural, a escolha das marcas de roupas de usa) mas que também esta sempre atualizada e atenta as novidades do universo de beleza. (As mascaras coreanas para o rosto e a clarisonic são uma ótima indicação disso.)

Rotina da Manhã:

IMG_1440
Adriana:

¨Eu lavo sempre o rosto com um tônico que compro cá mesmo em Luanda. Depois ponho um dos cremes da Thalgo, logo em seguida o protector solar. Usava o creme gel da Thalgo mas ele acabou.¨
Ela contou ainda que todos os dias faz as sobrancelhas com o lápis da MAC e depois usa o kit da Essence que tem só para as sobrancelhas. Tanto é que já esta com um aspecto mais gasto. Mas prefere usar porque acredita que da um ar mais natural as sobrancelhas.

Depois, algo que também usa todos os dias é o corrector que comprou na Africa do Sul (País que visita com alguma frequência) Tanto para as olheiras como para limpar as sobrancelhas. Gosta de misturar o corrector da Black Up com o da MAC.
Por norma diariamente não usa sombra nos olhos. Quanto a mascara para as pestanas (Aliás item que a maior parte das minhas entrevistadas e Eu inclusive, teimamos em chamar de Rímel tal era a fama da marca inglesa quando a mesma lançou a sua mascara de pestanas que nos marcou e o resultado é que até hoje muitos chamamos a mascara de pestana de Rímel mesmo quando não se trata de um produto desta marca)
Adriana usa sempre a Roller Lash da Benefit. uma marca moderna, divertida e com uma vertente muito jovem, que tem angariado cada vez mais admiradores e seguidores. A marca surgiu nos Estados Unidos na California. Fora das lojas oficiais da marca, é possível encontrar os produtos da Benefit em qualquer Sephora espalhada pelo mundo.

IMG_1398

IMG_1483

IMG_1425

¨De vez em quando passo um pó. Nem sempre!¨

De vez e quando uso a base da Black Up  —uma marca que foi idealizada e como o nome já diz a pensar no publico negro que muitas vezes tem dificuldades em encontrar produtos adequados  e de qualidade nas marcas mais conhecidas— que tem um acabamento mate (seco). E era esta base que ela estava a usar no dia da nossa conversa.
depois da base usou um fixador da MAC — ¨Para mim o fixador funciona muito bem diz ela — e muitas vezes uso um spray de água termal que não tenho aqui no momento para mostrar.¨
Eu perguntei a ela o seu tipo de pele e ela disse-me que tem a pele mista e que o lugar que mais se nota é na zona T. Tem tendência a despelar e sempre que tem alguma reação sente mais nesta área. Contou-me ainda que segundo a sua esteticista — Ela gosta de visitar uma esteticista para fazer uma limpeza mais profunda do rosto — As pessoas de pele negra não têm pele do rosto seca. Ou a pele é oleosa, ou mista ou esta desidratada e elas confundem e acham que têm pele seca.

Labios:

IMG_1571

img_1429.jpg
Vaselina e o bepanthene que usa para os lábios

IMG_1480¨Para hidratar os lábios usa ou a Vaselina normal ou o Bepanthene, e este último também gosto de usar no rosto para hidratar a pele.¨

Usa alguns batons mate (secos) mas evita porque tem os lábios mais secos. Gosta de Usar MAC e Revlon mas confessa que 80% dos seus batons são da MAC.
¨Quando nós gostamos de alguma coisa acabamos por usar sempre.¨
Gosta de batons normais, os hidratantes. Segunda Adriana ela tem os lábios grossos e por isso acaba por optar por tons mais escuros, mas aos poucos vai experimentando outras cores.

Corpo:

img_1437.jpg
¨Uso a escova da Body Shop duas a três vezes por semana para fazer uma exfoliação à seco. Acho que funciona e gosto.¨
Acho que as pessoas muitas vezes dão mais atenção ao rosto e ao cabelo e não ligam tanto para o corpo. Para ela é importante cuidar do corpo.
Usa o gel de banho da L’Occitane en Prevance ou os produtos da Thalgo. Uma Marca francesa que conheceu no Dubai. Testou a marca, gostou dela e agora sempre que viaja procura comprar e não pensa deixar de usar.

Me confessou que sempre que viaja tenta fazer uma stock dos produtos que mais usa.

IMG_1536
Mas a Adriana sabe bem que nem sempre é possível encontrar o que queremos e ela fica atenta a outras marcas e me contou que faz uso de muitos dos conselhos e recomendações que recebeu das participantes dos chás de beleza que eu costumo organizar — Adriane esteve presente nos meus dois primeiros chás de beleza —
Por recomendação das mulheres que conheceu nos chás de beleza testou marcas como La Roche Posey e Avène. Gostou e hoje estas marcas fazem parte do seu arsenal. Uma das novidades que também decidiu experimentar foi o papel de arroz para tirar a oleosidade do rosto.

¨Eu prefiro cuidar da pele em vez de estar a tapar com Makeup.¨

Quanto a isso ela e enfática: ¨É bom cuidar do visual de vez em quando. Eu só acho que é importante haver equilíbrio.¨ E diz mais ainda: ¨Acho que tenho aprendido a cuidar mais de mim e a ser mais vaidosa, mas acho que a saúde da pele é muito importante.¨

Por trabalhar numa empresa familiar e pela posição que ocupa dentro da mesma tem alguma flexibilidade nos seus horários e isso facilita para encaixar alguns dos seus compromissos de beleza durante a semana. Ela consegue escapar por algumas horas e depois voltar para o trabalho e repor as horas que esteve ausente.

Adriana é mae de duas meninas e alguns dizem que é uma mãe galinha. Ela descorda. Prefere ser vista como uma mãe que gosta de se envolver, e de participar do dia-a-dia das suas filhas. Ela nos conta que geralmente apanha as filhas no final do dia, depois das atividades escolares das meninas. Por isso tenta sempre resolver e agendar assuntos pessoais antes de ir apanha-las porque depois tem maior dificuldade em conseguir fazer as coisas.
Além de fazer visitas esporádicas a sua esteticista de quem já nos falou quando nos contou o seu ritual de cuidados com o rosto. Adriana faz pilates de duas a três vezes por semana durante uma hora e não pensa deixar de fazer, pois sente que da resultados, tonifica o corpo  e para ela isso é algo que vai muito de acordo com a coisa do equilíbrio que ela tanto presa em tudo o que faz.

IMG_1543

Quando pergunto sobre os conselhos que recebeu e que recebe da sua mãe. A Adriana  que é a única menina no meio de três rapazes; Conta que a a sua mãe sempre passou para ela a importância de uma boa apresentação, da higiene e do cuidado. Ela diz que se dependesse da sua mãe ela se maquiaria todos os dias, e que a mãe não gosta nem um pouco quando ela corta o cabelo (Eu me identifico completamente com esta parte. A minha mãe hoje em dia tenta não falar mais, mas também não gosta nem um pouco que eu corte o cabelo. Coisas de mãe!)
Adriana conta que a mãe diz sempre:

¨Tu és tão bonita, mas tens que valorizar mais a tua beleza. Não precisas exagerar, mas tens qu estar sempre bem.¨

Ela nos conta ainda que tem duas filhas muito vaidosas e que ela incentiva a vaidade das filhas, mas controla e tenta gerir. Para ela o mais importante é o equilíbrio, a higiene e o cuidado. Ela já incentiva as filhas a usarem a Vaselina e o Bepanthene por exemplo. As duas filhas fazem ballet na escola de uma senhora Americana que esta cá a muitos anos, e uma das coisas que ela gosta é ver que a professora tanto com as suas alunas como com os pais das alunas é muito exigente. Ela passa para as alunas disciplina, regras, cuidado e um senso de responsabilidade desde muito cedo. e essas são coisas que Adriana valoriza.

Unhas

IMG_1474Gosta de ter as unhas naturais. Não gosta de usar nem acrílico nem gel nas unhas. Prefere usar, cuidar e pintar com o verniz (esmalte) normal as suas unhas.

Geralmente coisa das mãos e dos pés na mesma altura, não tem restrições quanto as cores e também se sente muito bem sem por nada nas unhas. No dia da nossa conversa ela tinha as unhas completamente ao natural.

Cabelo:

IMG_4708
Fotografia de Ngoi Salucombe. Adriana com o seu cabelo natural solto, no meu segundo Chá de Beleza

Eu lembro que a mais de 15 anos atrás quando nos conhecemos, as duas estávamos a usar o cabelo desfrisado, e que quando voltamos a nos reencontrar depois de tantos anos as duas estávamos com o cabelo natural.

A Adriana continua com o seu cabelo natural. Ela conta que no inicio foi difícil manter o cabelo natural porque estava habituada a usar o cabelo com desfrise. Foi difícil porque não sabia cuidar do cabelo, não sabia que produtos usar, mas com o tempo foi descobrindo produtos e tratamentos e foi aprendendo a lidar com o cabelo natural.
Ela conta que esta natural a quatro anos. Que já esticou o cabelo para ver como ele ficaria se voltasse a alisar, mas diz que já não se identifica com aquilo e não se vê de outra forma.

Usa produtos naturais e caseiros; Gosta de usar o mel natural por exemplo porque diz que hidrata tanto a pele como o cabelo. Já conhece bem o seu cabelo. Ela mesma cuida de si. Diz que já gastou muito dinheiro com o cabelo, mas hoje sabe o que funciona e o que não funciona.
Para a Adriana, Cuidar do cabelo da trabalho sim! O cabelo natural da mulher negra é um cabelo que exige cuidado, atenção, mas com o tempo e determinação a pessoa habitua-se e vale a pena para poder ver o cabelo crescer de forma saudável.
Isso é algo que ela passa para as filhas e hoje vê que esta a surtir o efeito desejado. Ela vê que as filhas gostam de usar o seu cabelo natural.

Ela nos contou que quando a filha mais velha vai para a escola com o cabelo solto os colegas dizem que ela esta parecida com a mãe e isso para a filha é motivo de orgulho e um incentivo.

Apesar de trabalhar numa empresa familiar com o seu pai e os seus irmãos, ela também trabalha com pessoas que não fazem parte da sua família e por isso ter um visual profissional sempre foi importante para ela. Adriana nos conta que antes de trabalhar com a família, trabalhou em outros lugares e na altura já usava o cabelo natural. Sempre manteve o seu estilo e forma de ser mas respeitando os padrões dos lugares aonde trabalhou.

Deixem-me mencionar que quando nos encontramos Adriana estava de tranças porque queria mudar um pouco o visual e contou que durante estes anos todos a usar o cabelo natural, uma mudança seja no penteado ou na cor do cabelo sempre que possível é sempre muito bem vinda.

Conclusão

IMG_4177
Fotografia por Ngoi Salucombe. Adriana em minha casa no meu segundo chá de Beleza

Adriana é acima de tudo uma mulher em busca do equilíbrio em todos os aspectos da sua vida. Uma mulher doce, gentil, educada e generosa. Basta olhar e conversar com ela por alguns instantes e isso torna-se evidente. E foi por isso que eu fiz questão de ir  ter com ela para passar um pouco do que ela sabe e faz tão bem para todos nós.

Foi também por isso que eu a escolhi para estrear está categoria aqui do blogue. Simplicidade, Elegância, Beleza interior e exterior, Bom gosto e naturalidade tem tudo a ver com o que eu quero partilhar com todos vocês.

2 Comments Add yours

  1. Solange Ventura diz:

    Espectacular 🙏🏾😇

    Liked by 1 person

    1. marceladeaguiar diz:

      Obrigada Solange
      Fico feliz em saber que você gostou.
      beijos
      Marcela

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s