Conversa sobre Beleza com Alcirene

IMG_3283

Alcirene Nuria Gaspar Queta, uma jovem encantadora de 29 anos de idade, Economista actualmente exerce a função de técnica de comunicação Industrial na empresa de telecomunicações Unitel. Conheci a Alcirene da forma mais previsível para os dias de hoje: através das redes sociais. Desde o início foi muito carinho uma pela outra e uma simpatia genuína. Eu fiquei encantada pelo sorriso lindo desta mulher e pela forma positiva como ela parecia encarar todos os dias da sua vida. Não demorou muito e eu sabia que queria conversar um pouco mais para saber qual era o segredo para aquele bom humor e para aquela atitude sempre positiva.

As nossas conversas começavam sempre pelos elogios básicos mas depois foram  evoluindo para temas mais profundos. Trocamos várias mensagens pelo Snapchat e aos poucos fomos nos sentindo um pouco mais confortáveis uma com a outra. Não tardou muito e eu fiz o convite para uma conversa. Ela é claro aceitou de cara. Depois veio a parte mais complicada; conseguir marcar o encontro. Depois de meses sem nenhum sucesso conseguimos marcar para um sábado. E assim foi: No dia 06 de Maio do ano em curso eu atravessei um transito infernal mas fui parar a casa dela. Ela me recebeu de portas abertas. Mãe de uma menina e um menino, os três me receberam com um sorriso dos lábios e deixaram que uma completa estranha partilhasse da intimidade deles. Falamos primeiramente sobre beleza mas como não podia deixar de ser a conversa também foi para outras partes da sua vida e eu fico feliz que tenha sido assim porque acho que é importante conhecer um pouco do background das pessoas para entender porque elas são como são e os passos que elas deram para chegar aonde estão.

Todos os dias ela sai de casa para trabalhar por volta das 06:30 e só regressa por volta das 19:30. Está separada do pai dos filhos mas tem todo o apoio do ex-marido no que concerne a formação dos filhos e isso faz com que consiga dar a eles uma educação  saudável e equilibrada. No decorrer da nossa conversa ela contou que a mão já é falecida mas que felizmente tem um pai muito presente, que lhe dá todo o seu apoio.

Eu sou uma pessoa positiva mas isso não significa que já não passei por momentos e situações difíceis. Eu me esforço para não me deixar abater pelas coisas menos boas. Eu escolho ver o lado bom das coisas. Eu sei que um dos lugares aonde ela claramente tira a sua força, o seu animo e a sua disposição é na sua fé em Deus.

Em casa trabalha com pessoas nas quais sente que pode confiar (desde a sua secretaria do lar até a babá dos filhos) e em quem realmente pode contar. Isso permite que consiga ir trabalhar com tranquilidade pois sabe que deixou os filhos e a casa com pessoas responsáveis.  Alcirene Vive em Luanda Sul, por isso acaba por ter que ser bastante selectiva com as actividades que escolhe fazer nos seus tempos livres. Mãe dedicada que põe os filhos sempre em primeiro lugar, mas que também acredita que é importante ter um tempo só para si; que tem o direito de cuidar de si e que não acha que a maternidade deve ser vista nem utilizada como uma desculpa para por a feminilidade de lado.

IMG_3092

Perfumes:

Começamos pelos perfumes que ela guarda no quarto e conta que são uma paixão.  Ela  que tem cerca de vinte perfumes na sua coleção e diz que usa todos eles.

Quando  o clima está mais quente prefere usar Narciso Rodrigues, Chanel ou  Valentino. Para o trabalho, como trabalha num escritório num espaço aberto, usa perfumes mais frescos como Carolina Herrera ou Valentino. Já quando quer um perfume de longa duração diz que o de Armani é uma ótima opção.

Marcela Cristóvão: Como escolhe o perfume que vai usar?

Alcirene Queta: Depende do meu humor e do dia. Alguns perfumes fazem com que me sinta mais leve outros mais sexy. Em dias em que acordo sem muito animo gosto de usar algo mais leve como os perfumes da Chloe. Sinto-me leve e mais menininha.

MC: Ande compra os seus perfumes?

AQ: Como Viajo para fora do país de duas á três vezes ao ano, prefiro comprar os meus perfumes fora do país. Sinto-me mais segura, tenho confiança da autenticidade e na qualidade daquilo que estou a comprar. Sou Hiper-alergica e muitas vezes cá nem sempre confio na proveniência dos produtos. Mas compro os meus perfumes em outros países maioritariamente por estes três motivos: Preços mais baixos. Sei que os perfumes mesmo lá fora não são baratos mas ainda assim os preços são mais acessíveis; Qualidade,  tenho a garantia que estou a comprar um produto original e de qualidade e pela segurança.

IMG_3164

Em seguida fomos para a casa de banho aonde falamos da sua rotina de cuidados de beleza.

Cuidados com rosto:

Quando chega a casa, antes de dormir passa o tônico. Para tirar as impurezas e ou o excesso de maquiagem e só depois lava o rosto. Mas antes do tônico gosta de limpar o rosto com as toalhas da Nívea ou da Jonson, porque acha que muitas vezes acabamos por gastar produtos sem ter o efeito necessário. Para não confundir as leitoras achamos melhor explicar passo por passo aquilo que ela faz na sua rotina da noite. Alias acho que a esta altura todas já perceberam que a rotina mais importante nos cuidados com o rosto  é a rotina da noite.

Primeiro passo:

Limpa o rosto com uma toalha da Jonson. Usa Jonson ou Nívea, mas tem uma certa preferência pela Jonson porque acha que funciona melhor para pele sensível.

Segundo passo:

Passa o tônico no rosto mas sem friccionar

Terceiro passo:

Lava o rosto com água morna e o gel da Avéne e para limpar bem faz isso com a ajuda de uma escova da clinique. Acho importante esclarecer que como tem a pele sensível não fricciona muito a pele e não limpa com muito vigor para não irritar a pele.

Quarto passo:

Passa novamente o tônico

Quinto Passo:

Antes do creme borrifa água termal no rosto. Também borrifa água termal por cima da maquiagem e gosta de passar ao longo do dia.

Na altura da nossa conversa estava a usar os produtos da Avéne a cerca de seis meses. Antes disso usava produtos de uma outra marca, uma marca que ela mesma vendia de forma restrita para algumas amigas. Mas infelizmente ficou sem receber os produtos e foi aconselhada a experimentar os produtos da Avéne. Experimentou, gostou e estava com eles até a altura da nossa conversa. São produtos de farmácia fáceis de encontrar. Já viu várias vezes à venda nas farmácias cá em Luanda e mesmo que não encontre um ou outro produto gosta de saber que é possível encontrar os produtos desta marca cá em Luanda.

Como tem a pele do rosto oleosa, usa a loção para matificar a pele. Uma vez por semana faz a mascara exfoliante e uma vez por mês a mascara com argila. Mas usa muito pouco a argila e com bastante cautela porque as pessoas que fazem alergias não lidam muito bem com a argila. Gosta de usar o creme da marca que é muito bom e também já tem proteção solar algo que acha muito importante sem contar que facilita muito não ter que usar um creme e depois um protector solar, dois em um. Para a noite usa um creme para rejuvenescer as células.

Já as limpezas profundas procura fazer somente uma à duas vezes por ano. Geralmente faz com a dermatologista em Portugal.

Cá em Luanda vai a Unix e posta lá, trata da sua pele com a Ana Paula que segundo ela é ótima. Ou vai a Ochiburi e trata com a Mila. Ela conta que recebeu dicas ótimas da Mila especialmente quando começou a cuidar da sua pele. Como por exemplo não expor a sua pele ao sol e usar sempre protetor solar. Ela diz que está estória de que a pele negra não precisa de protetor solar não passa de um mito. Precisa sim!

Quando viaja, como muitas das minhas entrevistadas, aproveita para fazer um pequeno  stock de produtos.

Como já estava a usar Avéne a cerca de seis meses a dermatologista aconselhou a experimentar Clarins. Ela diz que está a gostar. Nos dias em que faz exfoliação também gosta que fazer uma mascara de papel como a da primeira fotografia do lado esquerdo do mosaico logo acima. Encontro a mascara na farmácia do Colombo em Portugal. Ainda não viu essa mascara cá em Luanda, mas eu posso garantir que já conseguimos encontrar mascaras hidratantes de papel em algumas loja na cidade de Luanda. A loja Fios & Pele é uma delas.

Como tem a pele do rosto muito oleosa e sensível, geralmente compra produtos que atendem a estas necessidades. Tem sempre está especificidade na escolha dos seus produtos. Usa produtos para pele sensível e produtos para matificar a pele.

Não experimenta muito. Usa um produto de cada vez. Aos poucos e com muita cautela.

IMG_3226

 

Produtos para o Corpo & Banho:  

Um produto pelo qual ela morre de paixão é o  Óleo de banho da Rituals: Ela conta que o  óleo e a espuma de banho são muito bons. Tem a pele do corpo muito seca e estes produtos funcionam lindamente.

Usa a linha de SPA OF THE WORLD da Body Shop e tem gostado muito. Antes não gostava muito da Body Shop mas uma vez entrou a procura de um exfoliante, a vendedora aconselhou este a base de sal mediterrâneo, o óleo e o creme da mesma linha. Ela comprou e ficou encantada. É hidratante e ela conta que depois de usar não precisa nem por mais creme no corpo. Para melhores resultados usa o óleo com a pele ainda molhada. Está é uma linha que ela aconselha e diz que vale muito a pena.

Eu não compro um produto só por ver outra pessoa usar. Gosta de investigar, procura sempre as amostras para testar antes de decidir se vale ou não a pena comprar. Troca de produtos apenas a cada três á seis meses, mas tem sempre aqueles produtos que nunca troca.

IMG_3113

Cabelo:

Além de ser uma pessoa que faz alergias facilmente, tenho o couro cabeludo muito sensível e o cabelo vazio. por este motivo sou muito cuidadosa com as coisas que uso. Tive que ser submetida a cesarianas no parto dos meus dois filhos e acredito que uma das consequências de ter sido anestesiada para fazer as cesarianas foi a queda de cabelo.

Ela conta que as ampolas que podem ver no mosaico de fotos acima, na penúltima fotografia do lado esquerdo são muito boas.  A recomendação é que use durante um período de três meses, mas diz que depois da primeira semana já conseguia perceber que estavam a funcionar. Segundo ela podem encontrar na shopwrite pelo preço que doze mil kwanzas. Ela diz que vale muito a pena para fortalecer os fios e ajudar a combater a queda de cabelo.

Já dos produtos SOS Bomba que estão na última fotografia do lado direito do mosaico acima, ela não pode dizer a mesma coisa. Usou o produto por mais de um mês e não viu resultado algum. Não percebeu nenhuma mudança e acredita que não fez nenhuma das coisas que prometia, a principal delas, que alias tem sido muito publicitada pelas redes sociais é o rápido crescimento dos fios e um cabelo com mais volume. Hoje, desta  marca, usa a mascara para hidratar e para não desperdiçar o que já comprou e o shampoo para lavar as suas aplicações já que não acha que funciona bem no seu próprio cabelo.

Ela contou que depois de ter tido os filhos e com a queda de cabelo, decidiu deixar o seu cabelo ficar natural, diz que gosta de to-los assim naturais mas que pela praticidade e por questões estéticas e gosto pessoal, no dia-a-dia escolhe usar aplicações e perucas.

Tal como com os perfumes e os produtos para o rosto, também acaba por comprar a maior parte dos produtos para o cabelo fora do país. Tem amigas nos Estados Unidos que muitas vezes compram os produtos para si e também tem outras amigas que muitas vezes são portadoras dos produtos. Já tentou comprar cá alguns produtos em sites e através das redes sociais mas acha que falta seriedade e respeito pelos clientes. Muitas foram as vezes que viu pessoas a fazerem publicidade da venda de produtos e depois não conseguiram fazer a entrega ou já não tinham os produtos disponíveis.

Em Portugal, país que visita com alguma frequência já consegue encontrar algumas coisas especificas para o cabelo da mulher negra. Em São Tomé país que muitas vezes acaba por ter que visitar por causa do trabalho é aonde compra o seu óleo de coco por exemplo. Também tem entre os seus produtos para o cabelo um óleo a base de alho que está a experimentar. O óleo é confeccionado por uma amiga e ela prometeu que depois vai contar qual tem sido o efeito.

Tem seborreia, muitos problemas de caspa, um couro cabeludo sensível e irritado e por isso tem que ter muito cuidado com os produtos que usa.  Mas isso não a impede de fazer algumas experiências, como experimentar com o Bepanthol e o Monovin. A mistura dos dois produtos é suposta promover o crescimentos dos fios e fortalecer o cabelo.

No Final ela conta que já se rendeu ao facto de que o mais importante é encontrar produtos que não agridam o seu couro cabeludo e que não danifiquem o cabelo. O mais importante é cuidar dos fios, ter um cabelo hidratado, com brilho e visso. A maior parte dos produtos prometem muita coisa mas a verdade é que cada um de nós tem o cabelo que tem. Eu tenho o cabelo fino e vazio e mesmo que algum produto ajude a melhorar um pouco a aparência do meu cabelo não vai mudar o tipo de cabelo que tenho.

IMG_3231

Maquiagem:

Gosta de maquiar-se, mas faz uma maquiagem muito básica. Começou a despertar para a maquiagem a relativamente pouco tempo. Uso a maquiagem para realçar e nunca para esconder quem sou.

Eu preocupo-me mais com a base. Pelo meu problema de pele, busco uma base que me ajude a ter uma pele uniforme. Em dias mais quentes, depois de por a base também gosto de por um pouco de pó. Geralmente, uso o pó e a base da Bobbi Brown.

Para sair e retocar a pele gosta de levar a base em bastão da Bobbi Brown.

Está a aprender a desenhar as sobrancelhas. Tem dias em que acerta e outros não. Quando tem mais tempo usa o Kit da Inglot, quando tem pressa usa apenas um lápis para fazer as sobrancelhas. Está a pensar em fazer um curso aqui mesmo em Luanda, já que agora temos varias ofertas de maquiadoras profissionais.

Um item que tem gostado muito é o iluminador. Usa o da Inglot. Também está a testar a paleta de contorno do rosto. Como ainda está a aprender não exagera; usa mas com uma mão bem leve.

 

Contou que usa sombras apenas quando sai para ocasiões mais especiais e quando tem mais tempo disponível para maquiar-se. Acaba por usar as cores mais seguras. Tons que não chamam muito a atenção. Os castanhos e tons terra.

Gosta muito dos batons da KIKO por serem hidratantes. Não varia muito, gosta de tons mais básicos. Claro que usa um vermelho de tempos em tempos alguns roxos que gosta de misturar com batons na cor castanha mas em geral não varia muito.

Ela disse que até gosta de alguns batons da MAC mas até os mais hidratantes ainda sente que são muito secos.  Um produto que também gosta muito e recomenda é a vitamina E da Body Shop que é super hidratante para os lábios.

Ela não cuida apenas da aparência. Do pouco tempo que a conheço vejo ela fazer ginastica religiosamente, não apenas por obrigação, para perder ou manter as medidas  mas por gosto. Porque sente-se bem. É alguém que preocupa-se com a sua alimentação e cuida da sua saúde. E muito importante, ela passa isso para os seus filhos sem contar que contagia todos a sua volta com a sua disposição, sua leveza, sua determinação e a sua atitude sempre positiva diante da vida.

Os filho são os seus companheiros. Não trocaria nada por eles. Quando perguntei sobre como cuida das unhas ela disse que tem unhas fortes que crescem bem, mas pela natureza do seu trabalho e por causa da imagem que quer passar prefere usar unhas acrílicas porque são mais resistentes e não corre o risco do verniz começar a sair já que quando está em casa com os filhos muitas vezes tem que por as mãos na água para fazer os trabalho domésticos ou atender alguma necessidade dos filhos,  para não ter que sacrificar o seu tempo com os filhos nem parecer desleixada no serviço prefere fazer unhas de acrílico que ela diz que não danificam as suas unhas.

E assim encerramos a nossa conversa. Ela escolheu fazer as fotos na companhia dos filhotes e logo em seguida foi saber do almoço deles. E tudo aquilo apenas serviu para reforçar a opinião que tenho dela. É muito bom cuidar da pele, do rosto. Ter esse ou aquele produto XPTO  e mais de uma dúzia de perfumes. Mas cuidar da nossa saúde, o nosso bem estar, estar de bem com a vida, levar a serio o nosso trabalho e as nossas responsabilidades, ser uma pessoa amorosa e amável. Ser uma mãe presente, atenta e carinhosa tudo isso ajuda e muito. É o conjunto de todas estas coisas que resulta naquela tal de beleza que vem de dentro. E isso eu posso assegurar que ela tem de sobra.

IMG_3286
Alcirene com os filhos

One Comment Add yours

  1. Tinha de comentar e parabenizar-te por estes posts que inspiram bastante!!!
    Realmente tudo que escreveste podemos “ver” …. sou fã da kiko… os perfumes …muitos tb gosto muito!!! Eu sou fã dos batons da Mac! 👌🏾👌🏾👌🏾👌🏾

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s