De Pano na Cabeça

IMG_2049

Eu uso pano na cabeça sim! Porque por mais que muitos chamem de turbante e sei lá mais o quê, eu não consigo. Para mim o que eu uso nada mais é, do que um pano na cabeça.  Desde pequena sempre me senti confortável em usar o pano na cabeça. Sempre foi algo muito natural para mim. Nunca por uma questão de estilo, moda, muito menos para esconder ou provar alguma coisa.

Mas de lá para cá, alguma coisa mudou dentro de mim e o ano passado eu passei a usar os meus panos na cabeça com muito mais frequência. Eu fui a praça para comprar panos africanos, pedi alguns lenços e panos da minha mãe e das minhas irmãs, fui atrás de panos antigos que andavam meio esquecidos, comprei montes de panos nas lojas de acessórios e tomei a decisão consciente de passar a usar panos frequentemente.

Claro que tem dias em que eu não uso pano algum. Afinal de contas eu não fiz promessa alguma e também não uso o pano por obrigação. Eu uso porque gosto, porque sinto-me bem assim e porque acho que eles ficam-me bem.

Logo que percebi que isto não era algo passageiro, decidi ir a luta e pesquisar. Estou sempre a procura de panos diferente em cores, tons, texturas e tamanhos diferentes. Eu procuro não descriminar com os tipos de tecidos nem com os estilos de amarrações. Eu vou atrás, estou sempre a procura de formas novas e diferentes de por o pano. É claro que eu tenho um estilo bem próprio e sei o que gosto e o que não gosto.

É importante saber quem somos, porque estamos a fazer seja lá o que for e é muito importante aprender a sentir o pano e o caimento certo. Uma coisa que eu raramente faço por exemplo é recorrer a alfinetes para prender ou fixar os meus panos. Não gosto muito e quase nunca uso. Outra coisa que também não funciona muito comigo é dar algum tipo de nó para prender o meu pano. Sinto-me desconfortável principalmente na parte de trás da cabeça.

Com o tempo vamos aprendendo amarrações novas, passamos a ter os nossos truques e o nosso estilo. Tem pessoas que gostam de tapar todo o cabelo, tem pessoas que gostam de deixar um pouco de cabelo à mostra. Tem pessoas que colocam gel nas laterais do cabelo tem outras que não. Tem pessoas que gostam de apertar o pano e outras que gostam do pano mais frouxo.

Uma das cosias mais importantes quando coloco o pano é a base. O que vai por baixo do pano é tão ou mais importante do que o pano. É a base que garante que o pano não caia nem desande durante o dia. A forma como temos o nosso cabelo por baixo do pano; ter o cabelo solto ou prender o cabelo e como prender o cabelo e com o quê? Essas são coisas que vamos aprendendo com o tempo e dependendo de cada pessoa, do pano, do dia e da disposição a coisa muda muito.

Hoje porém e a cada dia que passa uma das coisas que mais gosto sobre usar o pano na cabeça é o facto de que usar o pano (Tanto na cabeça como amarra-ló em volta do meu corpo como uma saia. Mas disso eu falarei num outro post) lembra muito a minha avó materna.

Eu sou neta da Dona Luiza. Uma linda mulher Congolesa que sempre usou panos. Nós (os netos) só tínhamos a honra de ver o cabelo dela em raras ocasiões. Apenas as pessoas mais intimas tinham essa honra e esse privilégio. O cabelo dela era lindo e longo mas quase ninguém sabia disso porque ele estava sempre por baixo ou envolvido num pano.

Sempre que coloco o meu pano eu lembro dela e sinto que é uma forma de te-la mais perto de mim.  Sem falar do mistério. Sem falar que tem algo em mim que gosta de saber que ninguém mais sabe como é o cabelo que está debaixo do pano.

Tem dias em que eu me pergunto se vou continuar a usar o pano ou até quando vou continuar a usar o pano? Sinceramente eu não sei. O que eu sinto é que ainda vou usar os meus panos por muito tempo. Do meu jeito, do jeito da Dona Luiza ou de outros jeitos.

IMG_2506

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s