Como receber de maneira mais formal e sem precisar de muita ajuda.

IMG_3327

Uma das coisas que faz qualquer pessoa sã pensar duas vezes antes de receber pessoas em casa ou em qualquer outro lugar é a trabalheira que geralmente associamos a isso.  Como muitas vezes eu duvido da minha sanidade mental não sei se devo me colocar no mesmo grupo que as outras pessoas. Eu gosto de receber e sou daquelas que sempre faz quase tudo sozinha. Mas devo confessar que mesmo sendo aquela pessoa que primeiro convida e só depois pensa no trabalho que vai dar, que sim, receber não é fácil e sim pode dar muito trabalho.  Mas acho importante que as pessoas saibam, principalmente você que nunca organiza nada sozinha nem mesmo um chá ou almoço só para as amigas, que não precisa ser um bicho de sete cabeças e que também não precisamos ter sei lá quantas pessoas para servir, cozinhar e organizar tudo.

Na hora de receber, uma das coisas mais importantes é planeamento e organização.  Sempre que pensar em receber, comece por planear tudo com bastante antecedência; O quanto antes melhor. Outra coisa muito importante é pensar em quem vamos convidar e o tipo de ambiente que queremos passar para os nossos convidados. Depois disso meus amores, basta ter algumas coisinhas chave e tudo vai correr lindamente.

Quem lembra do post que fiz  aqui no blogue para falar da loiça básica. Bom, se você tiver a quantidade e o tipo de loiça necessária, é só separar, dependendo do evento e do horário uma das primeiras coisas que eu aconselho você fazer é por a mesa com horas de antecedência. Não subestime o impacto e a importância de uma mesa bonita e bem posta. Se deixar a mesa para á ultima hora corre o sério risco de fazer tudo as pressas e provavelmente você não vai ter aquela mesa com o efeito wow que todos desejamos.

Separe tudo. Os talheres, as toalhas de mesa,guardanapos,  vá arrumando cada canto da sua casa com antecedência e faça todos os preparativos. E lembre-se dos detalhes, porque eles fazem toda a diferença.

IMG_3335

Pense nas cores da decoração. Encomende os arranjos de flores já prontos e com a devida antecedência. Arranjos de flores sempre elevam qualquer evento. Se não puder então compre flores soltas e faça você mesma os seus arranjos.  Não precisa ser nada muito elaborado; muito pelo contrario, se você não tiver muito jeito para essas coisas o quanto mais simples melhor. Coloque algumas flores em vasos da forma mais natural e despretensiosa possível e distribua pela casa toda.

Se estiver ao seu alcance solicite a ajuda de pelo menos uma pessoa; da sua secretária do lar, da amiga, da irmã da mãe, enfim de qualquer pessoa que possa ajudar. Isso vai ser importante especialmente quando os seus convidados já tiverem chegado.

Comidas & Bebidas: 

Pense no menu e comece a cozinhar dias antes. Nada de fazer pratos elaborados e complicados nem de preparar um menu cheio de pratos especialmente se você não quer ter muito trabalho, não estiver acostumada a receber e não quiser ter mais trabalho na hora de arrumar tudo.

Lembre-se, a casa é sua, o evento é seu e você está no controlo da situação. Não se deixe levar pelo que você acho que os outros vão pensar, querer nem exigir. Escolha você as bebidas que considera mais apropriadas. Você tem todo o direito  de decidir servir apenas uma bebida ou dez tipos de bebidas diferentes. Uma sugestão: deixar o que tiver que por na geleira um dia antes, ter sempre bastante gelo, e se for possível prepare um cocktail  especial horas antes e deixe em jarras ou garrafas para usar  na hora do evento.

Voltando ao menu; escolha pratos simples que precisam de pouca preparação. Comidas que vão ao forno são sempre uma ótima opção, saladas, sopas, enfim aquelas coisas que não requerem muito trabalho nem para fazer nem para limpar depois. Eu aconselho sempre fazer aqueles pratos que você conhece até do avesso, depois só precisa dar um toque especial no final.

IMG_3336

Pense do seu evento como um todo: desde o ambiente que você quer proporcionar, com a música, velas, luzes. Até a atmosfera: Lista de convidados, como manter-los entretidos, pensa e por tudo que há de mais sagrado, não se esqueça de aproveitar.

Não se atrase e deixe que outras pessoas recebam os seus convidados. Isso não é de bom tom. Tire alguns instantes antes da hora marcada para os convidados chegarem e cuide de você. Se arrume, fique linda e perfumada, coma alguma coisa, beba algo e receba os seus convidados de forma alegre e confiante.

E quanto a loiça e a arrumação, no final. Se a loiça que você separou para o evento for  suficiente, se tiver um lugar para por o lixo, se for tirando um prato daqui e um dali então no final da noite só vai precisar lavar tudo (sozinha ou com a ajuda de uma boa amiga, irmã, marido ou companheiro) ou deixe as coisas arrumadas na cozinha para lavar no dia seguinte.

Depois de todas estas dicas, meus amores a única coisa que não vale a pena fazer é deixar de receber porque não quer ter trabalho ou porque acha que para receber tem que encomendar tudo de fora. E não me levem a mal, se você pode ou gosta de encomendar tudo fora fique á vontade, só não deixe de receber porque você acha que vai ser um bicho de sete cabeças.

IMG_3333

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s