A Madrinha

Cloe Batizado_Igreja e Festa_Njoi Fontes-57

Ser a Madrinha já foi uma coisa tão importante e tão querida na nossa sociedade. Mas com o passar dos anos ficou um pouco démodé e perdeu muito do prestígio que esse titulo  já teve um dia. Infelizmente para algumas pessoas madrinha é aquela que paga as contas, tem os contactos e que fica bem na fotografia. Mas ainda existem pessoas que respeitam e valorizam esta tradição e sim levam muito a sério esta responsabilidade e foi assim que fui intimada e escolhida pela minha amiga de toda a vida para ser a madrinha da sua filha. E como essa tem sido uma das experiências mais importantes e gratificante da minha vida, eu decidi partilhar um pouco da vida desta madrinha de primeira viajem.
A escolha da madrinha
Djaima e Eu somos, primas, amigas de toda a vida, irmãs com diz a tia Ângela, mãe da Djaima e hoje somos comadres. Djaima e Eu crescemos uma em casa da outra. Nos conhecemos aos cinco anos de idade, fomos colegas de escola e de sala durante anos e nestes anos todos o carinho e o amor que uma tem pela outra só cresceu.
Porquê eu fui a escolhida eu não sei dizer e nunca me dei o trabalho de perguntar. O que  sei é que vibrei de felicidade desde o momento em que soube que a Djaima seria mãe e que a nossa pequena estava a caminho.  Eu acho que fui escolhida porque estava escrito ou como dizem os árabes: Maktub!
Ser Madrinha
Eu sou madrinha de batizado. Mas seja de batizado ou de casamento a figura da madrinha ou do padrinho esta aí para dar apoio, conselho e segurança moral para  o afilhado e para toda a família. Eu sempre me senti mãe dos meus sobrinhos, inclusive já contei aqui quando falei dos meus filhos que não são meus. Mas a experiência de ser madrinha essa eu descobri e fui viver pela primeira vez com a minha Chloe e com toda a família materna da Djaima.
A partir do momento em que me tornei madrinha da Chloe, lá atrás quando ela ainda estava a ser preparada dentro do ventre da sua mãe a madrinha que já existia dentro de mim começou a se preparar para nascer junto com ela. E quando ela finalmente chegou, eu descobri que ainda tinha muito amor para dar e que tinha que me preparar para ajudar a criar, moldar e preparar um ser humano. Ser madrinha quer dizer dar amor incondicional mas estar atenta aos detalhes. Ajudar a construir o caracter, ser uma espécie de guia moral e espiritual. Aquele que esta aí para auxiliar os pais e a família da afilhada.
As responsabilidades e o que se espera da madrinha
A madrinha está aí para dar amor, apoio. A madrinha ajuda a trilhar o caminho. A madrinha ajuda quando as coisa estiverem turvas e incertas. A madrinha ajuda a abrir as portas. Madrinha da carinho e atenção. Madrinha da colo, a madrinha conforta. Nos assegura que tudo vai dar certo. Madrinha tem que ser reta porque é ela que vai se certificar que o afilhado/a está no caminho certo. Para a igreja Católica madrinha é aquela que se certifica que a criança vai crescer na igreja e cumprir os mandamentos da igreja. A madrinha é aquela que cementa a religião na viada da afilhada ou afilhado. Uma espécie de guia espiritual. Eu olho para a minha afilhada como uma filha. Uma filha que tem os seus pais e a sua família, mas filha assim mesmo. E por ser filha, eu quero, espero e peço para ela  o mesmo que qualquer mãe quer para os seus filhos.
Madrinha incentiva os estudos, presa pela boa educação moral e cívica dos afilhados, madrinha é aquela que vibra e incentiva. A madrinha é a aliada dos pais na boa educação dos filhos.

Cloe Batizado_Igreja e Festa_Njoi Fontes-86

Ser madrinha é…
Amor!
Eu penso no amor que tenho para dar a estes seres (sim porque hoje sou madrinha de dois) e no amor que recebi de volta deles. Acho incrível porque tal como com os meus sobrinhos (um deles é meu afilhado) é um amor puro, sem limites que surgiu quase que  do nada. E mais do que isso um amor que não vai a lado algum. Um amor que não espera nada em troca além do respeito e de um carinho genuíno.
Eu quero ser melhor para eles e por eles. Eu quero o melhor do mundo para eles e por isso eu quero fazer melhor, quero que a minha vida tenha significado porque quero dar um bom example e quero que eles sejam melhores e façam mais e melhor do que eu.
Amor puro!
Talvez por isso nunca aceitei ser madrinha antes. Eu hoje sou madrinha de duas crianças lindas, voluntariosas, um mais refilão do que o outro. Os dois têm personalidade forte. Um mais velho gosta e cuida da mais nova como um irmão deve cuidar da sua irmã mais nova.  Eu tive a graça de ter sido escolhida para ser madrinha de duas crianças que eu amo muito. Eu tive a graça de ser escolhida para ser madrinha dos filhos de duas mulheres que eu amo e respeito muito.
A Madrinha e os seus afilhados
Eu comecei muito sedo. O meu laço de madrinha veio antes do nascimento destas crianças. Eu investi desde o início, desde a primeira ecografia. O meu laço começou com a mãe. O meu amor, a minha simpatia e a minha lealdade veio da mãe. Sim eu desenvolvi um amor   imenso  e um afeto sem fim por estas crianças que eu tenho como meus afilhados mas como vai ser daqui para frente? O que será da nossa relação no futuro?
Eu espero ser amiga, conselheira e uma mãe para dos meus pequenos. Eu sou madrinha de um dos filhos da minha irmã e da filha da minha amiga do coração e acho que não poderia estar em melhor companhia, mais do que isso eu sei que esse relacionamento de amor, carinho, respeito e de cumplicidade é uma das coisas que vai ajudar a fortalecer os nossos laços e é com essas bases que eu espero ser uma figura importante e presente por toda a vida dos meus pequenos. Eu quero vê-los crescer pessoas dignas, de caracter, bem sucedidas, amorosas e abençoadas. E enquanto madrinha eu quero ter forças para ajuda-los a conquistar o mundo.

Como madrinha babada que sou, estive presente para ajudar com todos os detalhes do Batizado, quer seja a preparar pessoalmente os doces, ajudar a por a mesa. fazer os arranjos de flores; Os vestidos da afilhada que eu comprei antes mesmo de saber qual seria o sexo da afilhada.  Naquilo que foi possível a madrinha ajudou e é assim que eu espero ser e fazer sempre. A madrinha tem que dar amor, carinho, atenção, ajuda emocional, moral e financeira e fazer sempre o melhor para os filhos do coração que recebi de Deus, da vida da Djaima e da Ginga e espero que você leitor tenha pelos seus afilhados tanto ou mais amor que eu tenho pelos meus.

Por toda a vida
Madrinha é para toda a vida e por isso é importante pensar bem antes de embarcar.
Madrinha tem que ser de verdade
Madrinha tal com pai e mãe não pode desistir no meio do caminho.
Madrinha acende a vela para iluminar o caminho da vida do afilhado.
Madrinha é mãe de coração, mãe da alma, mãe espiritual.
O coração desta madrinha hoje bate ao ritmos destes dois nomes: Hugo & Chloe

Cloe Batizado_Igreja e Festa_Njoi Fontes-4

6 Comments Add yours

  1. Claudia diz:

    Muito bonito de se ler … eu tenho em mente que quando se escolhem padrinhos/madrinhas o grau de consideração é muito forte! O grau de amizade, respeito e confiança … no início do Post realmente disseste uma coisa que se vê muito hoje: escolher padrinhos por interesse , pessoas que não estarão presentes na vida do afilhado(a), não gosto nada !!!
    Sou madrinha babada de duas primas minhas, que desde pequenas os pais confiarem em mim para esta tarefa e espero continuar a ser a escolha certa dos pais!

    Liked by 1 person

    1. marceladeaguiar diz:

      Concordo Cláudia, acho que este é um papel que deve ser levado a sério.

      Gostar

  2. Djaima diz:

    Minha comadre, minha mana de outra mãe, minha prima, colega, vizinha, minha amiga de sempre… epahh e a lista continua. Lindo texto que reflecte aquilo que tens dado e sido para a tua afilhada. Não me canso de dizer que: “we are blessed to have you in our Lives”. Acho que se abre aqui mais uma oportunidade para agradecer pelo apoio incondicional que tens me dado e por teres assumido este papel de madrinha de uma forma que considero perfeita, pois sou Madrinha e não faço nem metade daquilo que fazes. Um exemplo a seguir. Dizer também que quando pensei em ti como madrinha, sabia o que estava a fazer e sabia que não poderia ter escolhido outra pessoa… Já são muito anos, melhor, não só uma vida mas as nossas vidas quase inteiras. Muita cumplicidade… Por isto,
    Agradeço pelo carinho e atenção…
    Nos te amamos com muito amor.

    Liked by 1 person

    1. marceladeaguiar diz:

      Djaima,
      Diante desta declaração estou sem palavras.
      Para vocês e por vocês só tenho muito amor para dar.

      Gostar

  3. Lwsinha MC diz:

    É realmente muita responsabilidade… Abençoados são os teus pequenos por te terem como madrinha. A festinha ficou muito gira.

    Liked by 1 person

    1. marceladeaguiar diz:

      Obrigada Malu
      Eu também fui muito abençoada. Eles são umas pestes mas são muito queridos.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s